Eis aqui uma listinha de filmes sobre hacking para cuidadoras e suas crias

Yasodara Cordova
6 min readOct 13, 2016

Eis as minhas dicas de filmes para quem quer a molecada assistindo mais que galinha pintadinha e pokemon

"Criar filho não é fácil" é provavelmente a frase que eu mais ouco quando o papo é com outras ou outros cuidadoras. Mães, avós, tias, irmãs, avôs, pais (este último, talvez mais raro)… quem quer que esteja cuidando do crescimento de outro ser humano sabe bem que a responsabilidade sobre uma pessoa que cresce passa muito além de dar casa, comida, roupa lavada, escola, saúde e seguranca. A parte mais complexa é a tal educacão que se leva de casa, que, para a alegria e tristeza de todos, passa também pela TV. Justamente porque em casa a gente vê muito filme, resolvi escrever essa lista de filmes sobre consertadores, reparadores, gambiarreiros, fazedores, "makers" de toda sorte e hackers, mas só com filmes pra ver com a molecadinha dos 3 aos 10 anos. Recomendo, especialmente às mães de meninas.

Quando você não tem TV — nem aberta nem fechada, fica com três fontes de conteúdos básicos pra ver com seus filhos em casa:

  • Torrents;
  • blogs;
  • CDs, DVDs
  • Netflix e suas variantes,
  • Youtube

Se alguém quiser link para qualquer um desses, tirando mídia física, entre em contato que eu passo por dm.

Já vou logo começando pelo filme mais maker de todos os tempos:

1. As bicicletas de bellevile

Um filme que traz várias críticas nas entrelinhas: ao esporte de alto nível, ao racismo, ao machismo, ao consumismo e ao desenvolvimentismo. Mas, você não precisa explicar tudo de uma vez pra sua criança. Vimos esse filme várias vezes e cada vez era uma dúvida diferente, com respostas dificílimas de dar.

Mas yaso, porque ele é maker? Sou uma pessoa apolítica e só quero que meu filho seja um hacker nada mais. Sem comunismo. Porque esse filme é sobre hackers?

É o meu favorito porque a hacker, no caso, é a mãe do protagonista. Aliás, acho que ela é a protagonista. Uma velhinha que conserta tudo no filme. E tem as bicicletas, que quebram. Tem os equipamentos que ela usa pra ajudar o neto a conquistar seus sonhos… enfim: mais que isso é spoiler. Assistam. Vale cada minuto.

Dica: tem ele completo no youtube, mas é muito legal ver em HD, se acharem, porque o tom da animacão é muito delicado pra ver em baixa resolucao.

2. Robôs

Segundo lugar porque é sobre robôs. O Rodney Lataria, inclusive, tem sotaque baiano na dublagem e isso é muito legal porque diversidade deixa as crianças mais inteligentes. É o meu filme predileto sobre robôs porque também fala sobre a obsolescência programada e sobre a dúvida ética que vamos ter (já já) ao jogar fora dispositivos embarcados com entes queridos, ou agentes inteligentes. Além disso, tem muita ação, explosões e até um daqueles castelos de dominós que caem em sequência. Não me canso de ver. Detalhe: no "A Fonte Geek", Rodney aparece como um dos dez robôs mais importantes do cinema.

3. Wall-e

Ah, Yaso. Mas você NÃO PODE DEIXAR DE CITAR O WALL-E. Esse filme é tuuudo de bom.

Eva, indignada com esse rolê.

Okok, wall-e é um clássico. Mas, eu me incomodo com o jeito que a Eva fica apagada quando com a plantinha na barriga. O Wall-e fica pra lá e pra cá com ela em estado suspenso, desde que ele coloca a planta na barriga dela e ela "avisa" a nave mãe que achou vida na terra. Acho a metáfora uma péssima escolha. O filme em si é muito bom, cheio de mensagens interessantes para criancas. Ensina que o sedentarismo pode limitar sua vida, ensina que A.I. pode se voltar contra a raça humana, ensina que se continuarmos jogando lixo na terra vamos acabar virando um lixão enorme e ficando sem casa. Vale a pena. Uma coisa que eu curto fazer aqui em casa é dar aquela fuçada em como o filme foi feito, então, a gente tem o costume de assistir também o making of do wall-e que é outra lição sobre fazer coisas.

4. Boxtrolls

O mais divertido de todos, embora um pouquinho violento. Em algumas partes eu confesso que sempre fico "filho é cinema tá?" porque fica apenas muito sério. Assistam. Tem luta de classes, tem makers sequestrados, tem morador de esgoto, trolls, malucos, tem político… E tem quem junte coisas no lixo pra construir e aproveitar melhor os recursos. Esse filme me rendeu uma das explicações mais longas sobre porque existe governo pro meu filho. Foi quase que uma justificativa pra mim mesma.

"Eggs" e seus amigos trolls

Ah, esse filme também não passa no teste de Bechdel. Quando acabou, mandei na lata pro meu filho: "Achei estranho que nao tem nenhuma troll. Eu queria ser uma menina troll". E fechei a cara. Dai ele me disse: "mãe, você pode ser uma troll se quiser. Você pode mudar sua natureza, lembra?¨ . E eu pensei comigo: malditos filmes cheios de esperança.

5. Aviões 2

Ain, Yaso. Odiei sua selecão. Não tem nada mais mainstream? Mais clean? Só essa coisa de luta de classes não dá. Considero propaganda ideológica.

Ok, sem luta de classes então. O filme aviões, além das Smokejumpers, que são bombeiras trollers lideradas pela Dynamite, tem a mecânica do avião, a Maru, que além de dar manutencão no personagem principal para ajudar ele a apagar o fogo, ainda é inventora e a melhor mecânica de todos os pit-stops. O lema dela é "reposicão é melhor do que novo!"

Esse filme também é cheio de acão, explosões, disputas, etc. Tem incêndio na floresta, corrida de aviões, dramas pessoais, tudo pra você não ver depois das 18 da tarde senão ninguém dorme antes das nove.

As smokejumpers, chegando de pára quedas pra apagar um incêndio

(editado)

6. Como treinar o seu Dragão

Como eu pude esquecer de Soluço, o Viking nerd? Um dos filmes mais assistidos da minha casa, que de tanto sucesso ganhou série na Netflix e uma sequência bem interessante. Mostra um pouco da infância atribulada de um moleque inteligente, que não queria ser fortão como todos os Vikings, mas sim um inventor. E ai a coisa evolui até ele conquistar a confiança de um Fúria da Noite, o dragão mais mortal de toda a Terra. Nesse meio tempo Soluço cria coisas: canhões, ferramentas e até um equipamento de vôo para ele e seu dragão. Esse filme é bacana demais porque, além do soluço gambiarreiro tem o gordinho nerd, tem a mina que panca todo mundo, tem o fortão burrinho, e mais um monte de motivos pra assitir com seus filhos. Não passa no teste de Bechdel, mas não vi ainda filme que mostrasse guerreiras viking para crianças. Nesse filme, o tempo todo as mulheres estão presentes vestidas de vikings, inclusive indo para a guerra com o pai do Soluço.

Outra coisa legal desse filme é que [spoiler] o menino e o dragão sofrem um acidente em uma luta, e o menino perde parte da perna. Mas, ele ganha uma prótese e segue sendo o líder da turma, após readaptar-se à uma prótese que ele ganha de um ferreiro viking.

Galera Viking

Pois então, esses são meus 5 favoritos pra assistir com a molecada em dia de chuva. Aos poucos vou ver se junto algumas animacoes japonesas, que também vale a pena listar porque ensinam valores muito diferentes dos filmes que estão disponíveis nas internétis.

Ah, isso não quer dizer que são **só** esses. Existem muitos filmes com essa temática por aí, eu é que não lembrei agora. Outra dica: tente acompanhar seu filho navegando nas redes sociais. De preferência ficar junto até quando ele joga Minecraft e participar. Você pode achar chato (afinal haja gente pra ser chata esses youtubers molecada) mas é a vida, faz parte.

E você, tem algum na manga? Se tiver, sugere aí nos comentários!

--

--

Yasodara Cordova

Privacy person 🛠️ former World Bank ★ Directorio @ciudadania_i ★ @BKCHarvard Alumni ★ Harvard Senior Fellow ★ @W3C